sexta-feira, outubro 13, 2006

CRÔNICA

O primeiro encontro acontece no Nova Capela. Sábado. 20:45

- De repente, você ficou pálida!
- Não é nada!
- Você está passando bem?
- Só preciso sair daqui!
- Mas a gente acabou de chegar!
- Lógico que não! A gente já está aqui há quase quatro minutos!
- É a minha camisa laranja, não é? Você detesta, laranja!
- Não, não. Eu nem reparei na sua camisa!
- Não? Eu gastei uma fortuna nessa camisa laranja, e você nem reparou!
- Pare com essa bobeira! Estou muito preocupada. Será que nós fomos vistos juntos?
- Meu Deus, você é casada e seu marido acaba de olhar para nós?
- Não. É pior!
- Você é casada e sua amiga acaba de olhar pra nós?
- Muito pior!
- Você é casada e sua amiga foi embora sem olhar pra nós?
- Eu não sou casada!
- Ah, então, está tudo bem!
- Claro que não! Já vi que você ainda não entendeu nada!
- Então, me explique por favor.
- Eu sou romancista!
- Não entendi!
- Eu sou romancista!
- Isso eu entendi. Não entendi por que você ficou tão angustiada com isso! Escrever não é vergonha pra ninguém!
- Mas, logo que chegamos aqui, você disse que era um cronista! Um cronista de humor, relativamente conhecido!
- Sim, não é ótimo? Eu escrevo e você escreve. Eu sou um cronista e você é uma romancista. Vamos nos dar muito bem!
- O problema é que a crônica é um gênero menor! Se algum dos meus amigos vir que estou saindo com você, estou perdida. Se um dos meus professores de mestrado me vir de mão dada com um cronista, serei motivo de chacota!
- Mas grandes escritores foram cronistas. Antônio Maria, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga, Fernando Sabino, Machado de Assis, Drummond. O Verissimo é um dos maiores vendedores de livros do Brasil!
- Não interessa! A crônica não tem qualquer valor literário! Você já viu um cronista receber prêmios pelo que escreve? Aliás, eu acho que depois de hoje, eu nunca mais receberei nem mesmo uma menção honrosa. Você estragou a minha carreira!
- Mas há crônicas memoráveis!
- Eu fico imaginando a falta de criatividade dos cronistas. A mania terrível de encher o texto com pontos de exclamação!!! Frases diretas. E pensar nas reticências que vocês sempre colocam ...
- As pessoas gostam de ler crônicas. Eu mesmo tenho muitos leitores.
- É?
- Claro. Tem gente que até pergunta se sua história cotidiana não dá uma crônica! Isso significa que elas querem se ver nos textos! Elas valorizam a crônica!
- Esse papo é muito bonitinho, mas não posso me arriscar! Tenho uma reputação a zelar!
- Ai, ai, eu desisto Pode ir embora que não vou ficar magoado.
- Você entende, não é? Preciso manter o respeito de meus amigos intelectuais!
- Sim, claro. Pode ir.
- Só mais uma coisa: será que isso tudo não dá uma crônica?

15 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Essa crônica é a resposta a todos que não dão valor ao gênero literário que mais agrada as pessoas.
Beijocas
Tha
:)

11:02 AM  
Blogger Anna D'Castro... said...

Muito bem escrito...Ideia bem desenvolvida...algumas crônicas na realidade podem ser consideradas pequenos romances/contos, um documentário ou até um curta...
Gostei.

4:30 AM  
Blogger Sun said...

adorei.. pra variar!
Gostei de vcs falarem sobre o fato de vivermos nos preocupando com nossa imagem perante os outros e da preocupação que os intelectuais ou pseudo-intelectuais têm de se verem sem esse título pela sociedade.

3:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

haha =P tri legal!

2:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

haha =P tri legal!

2:40 PM  
Blogger Unknown said...

Esse pequeno texto é um "romance crônico" ... Muito legal isso.

1:20 PM  
Blogger Raphaella Avena said...

Obrigada por visitar o meu blog, volte sempre e comente sempre q quiser!

Abcs,

Raphaella.

2:09 AM  
Blogger Má B. said...

As pessoas bizarras são as melhores personagens pra se cronicar (sim, inventei o verbo) ;D

2:27 AM  
Anonymous Anônimo said...

Normal
;)

7:53 PM  
Blogger Má B. said...

Nossa, cansei !!!
Li o blog inteiro. Chega.

Ahh, amei =P

1:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ah, desculpa estar invadindo aqui, te vi na comunidade '- Adoro descrições com diálogo' e vi seu blog. Nossa, realmente muito bom!

E eu prefiro crônicas do que romances.
Acho que são bem mais espontâneas, livres e especialmente engraçadas.
amooo crônicaaas *-*

mais uma vez, desculpa a invasão, mas os textos são muuito bons =]
Agora, licencinha, vou ler o resto do teu blog, que deve ser uma diversão só!
***;

P.S.: Não tenho blog, coloquei meu profile do orkut no lugar da página da web =P

6:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

gostei da leveza da cronica!
muito boa...

4:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu venho sempre aqui sim, é que vim correndo e não comentei... Mas se é assim que vc sabe que eu vim, então agora estou comentando pra vc saber!!!
Vc sabe que eu adoro todos os posts e o final desse último foi tudo!!! Afinal, o livro de vcs sai ou não sai!?!!? E os concursos como andam?
Bjs
Dani.

4:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu venho sempre aqui também!
Só que nunca posto! Você é foda, cara!

1:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

"- Muito pior!
- Você é casada e sua amiga foi embora sem olhar pra nós?"

muito booooommmmm
eu amo crônicas... hey... gostei muito daqui ... olha as reticências hauahuahau

7:33 PM  

Postar um comentário

<< Home